domingo, 31 de maio de 2009

Simplesmente Feliz!!



















- Mas você não pode ser feliz, vivendo assim, sem planos..
- E quem disse que não sou feliz? Eu sou!!

Esse diálogo, parte de uma cena do Filme Simplemente Feliz (Happy-go-lucky, Inglaterra, 2008), que assisti essa semana e que me rendeu uma vontade danada de postar algo que contrariasse as "regras" deste blog.

O filme conta a história de Poppy (Sally Hawkins), uma linda e alegre professora primária, que sempre se veste com roupas coloridas e tenta ver a vida pelo lado positivo. Isto faz com que ela seja em vários momentos, na visão dos outros, irresponsável, por levar na brincadeira situações ditas sérias. Algumas das pessoas que a vêem deste modo é Scott (Eddie Marsan), seu professor da auto-escola, que não suporta os desvios de atenção que ela tem na direção, e sua irmã Helen (Carolina Martin), com quem travou o diálogo acima transcrito.

Saí da sala de cinema com a certeza de que: 1. devemos sempre tentar ver o lado positivo das coisas, mesmo que elas nos machuquem, irritem ou estressem; 2. a nossa alegria sempre vai incomodar alguém! Esse segundo aspecto é o que mais me chamou a atenção, pois a alegria e o bom humor de Poppy irritava alguns; seu estilo de vida não era aceito por todos (solteira aos 30 anos, morando com uma amiga, sem grandes planos pro futuro, vivendo cada dia de uma vez). 

Confesso: quero ser a Poppy quando crescer. Vou acabar irritando alguém, seu sei, mas cada um tem seu projeto de felicidade e o meu está bem distante do tacanho padrão ocidental-judaico-cristão-burgo-liberal. Como bem diz Almir Sater (é, eu não consigo deixar de citar uma canção) "cada um de nós compõe a sua história e cada um, em si, carrega o dom de ser capaz de ser feliz!

Ah, escrevendo esse texto, me lembrei de uma música, que gosto muito, cantada pela Elba Ramalho. O título diz tudo: Felicidade Urgente.

Nunca mais eu vou voltar 
Essa estrada é meu destino 
Vou seguir a minha vida 
Vou achar o meu lugar 
Louco pra viver em paz 
Eu procuro paraísos 
Em lugares esquecidos, em viagens ao luar 
Eu vi a cor, sonhos 
E sei de cor o que é 
Melhor pra mim 
A vida me fez desse jeito 
O mundo que é tão imperfeito 
Pouca gente tem direito a ser feliz 
O tempo passa de repente 
Felicidade urgente para todos 
Para todos nós (...)


Um comentário:

Adilene Adratt disse...

Eu só vi o trailer desse filme, mas com certeza vou pegar para ver...
Em certa época eu já tive muita inveja da felicidade dos outros. Com o tempo comecei a perceber que essa tal felicidade deles era só propaganda enganosa. Acho que essa personagem do filme é algo raro, alguém genuinamente feliz. Gratuitamente feliz.
"DON'T WORRY, BE HAPPY!!!"